“Vivo a oftalmologia com entrega, dedicação e entusiasmo”

Imagem da notícia: “Vivo a oftalmologia com entrega, dedicação e entusiasmo”

Paulo Guerra, médico oftalmologista e coordenador do Gabinete de Córnea, Superfície Ocular e Transplantação, do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, conversou com a OftalPro e evelou que é um apaixonado pela profissão e que aquilo que ambiciona “é inverter o rumo das doenças oftalmológicas, tratá-las, curar muitas delas, melhorar o potencial visual das pessoas e, como objetivo final, melhorar a qualidade de vida dos doentes”.    

Qual é a sua área de intervenção? 

Sou especialista no tratamento de doenças do segmento anterior do olho, cirurgia da córnea, transplantes, cirurgia da catarata e cirurgia implanto-refrativa. Condições como miopia, cataratas, queratocone, olho seco, cicatrizes/ulceração da córnea e as respetivas cirurgias destas situações, quando justificado clinicamente, são a minha área de subespecialização. 

Sempre quis ser médico oftalmologista? 

Foi realmente uma paixão precoce na minha vida profissional e enquanto estudante de medicina. Esta paixão esteve de alguma forma, relacionada com a doença de um familiar direto que me alertou para esta área em específico. Cedo percebi o drama associado às doenças oftalmológicas e como isso afeta a qualidade de vida das pessoas que delas sofrem. O olho é um órgão nobre por excelência, essencial no quotidiano de cada um e altamente enervado e, portanto, passível de causar dor limitante.  Mas também cedo percebi que é possível inverter o rumo destas doenças, tratá-las, curar muitas delas, melhorar o potencial visual das pessoas e, como objetivo final de todos os médicos, melhorar a qualidade de vida dos doentes.  Sendo uma especialidade muito interessante, importa referir que o exame de acesso à especialidade implicou um estudo longo e esforçado.   

Leia a entrevista completa na OftalPro 67.

27 Fevereiro 2025
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A terapêutica tem de ser individualizada”

Paulo Guerra, coordenador do Gabinete de Córnea, Superfície Ocular e Transplantação, do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria, falou com a OftalPro sobre a doença do olho seco, o tratamento e os mais recentes avanços nesta área.

Ler mais 21 Março 2025
Entrevistas