SPO integra o Programa HCP Barometer
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) passou a fazer parte do Programa HCP Barometer, um projeto internacional que reúne especialistas em retina, saúde ocular e envelhecimento. A iniciativa pretende mapear as necessidades dos profissionais de saúde e fomentar discussões que contribuam para melhorar a prática clínica a nível mundial.
O HCP Barometer surge na continuidade dos reconhecidos Barómetros da DMIn e da RD, desenvolvidos há mais de dez anos com o objetivo de otimizar os resultados dos doentes tratados com terapias anti-VEGF. Estes programas tornaram-se referências na área e deram recentemente origem a dois artigos científicos de grande relevância.
O propósito central do novo Programa passa por aprofundar os desafios que os profissionais de oftalmologia enfrentam no seu dia a dia e por promover recomendações que ajudem a melhorar o seu bem-estar e capacidade de prestar cuidados de elevada qualidade. Nesse sentido, foi elaborado o Questionário HCP Barometer, concebido para avaliar fatores como bem-estar emocional, satisfação profissional e realização pessoal.
O questionário pretende ainda analisar o impacto das limitações de capacidade clínica, compreender as estratégias de adaptação utilizadas pelos profissionais e identificar medidas que possam contribuir para mitigar a pressão existente neste setor.
18 Novembro 2025
Atualidade