Juramento de Hipócrates reúne 800 novos médicos no Porto
Hoje, 1 de dezembro, às 14h30, a Super Bock Arena será palco de um dos momentos mais simbólicos da medicina portuguesa: o Juramento de Hipócrates de 800 jovens médicos, recém-graduados pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Trata-se de um marco solene que assinala a entrada destes profissionais na carreira médica, num ano particularmente desafiante para o setor, marcado pela escassez de médicos em várias especialidades e pela crescente pressão sobre os serviços de saúde.
Com este compromisso ético, os novos médicos prometem dedicar a sua vida ao serviço da saúde humana, atuar sem causar dano, colocar sempre o doente em primeiro lugar e respeitar a dignidade e o segredo médico, fundamentos essenciais da profissão.
A cerimónia terá início com a atuação do Coro da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, seguindo-se os discursos do Presidente do Conselho Regional do Norte da OM e dos Presidentes das Sub-regiões do Porto e Braga, que irão sublinhar a importância desta nova geração num momento crítico para a medicina portuguesa.
O ponto alto do evento será a leitura do Juramento de Hipócrates, que simboliza a passagem para o exercício profissional. O encerramento contará com a presença de Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, numa edição especial do “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer”, moderada por Carlos Vaz Marques, acrescentando uma nota cultural e reflexiva ao final da cerimónia.
1 Dezembro 2025
Atualidade