Banco de Tecidos Oculares inaugurado em Coimbra

A inauguração recente do Banco de Tecidos Oculares (BTOC) na ULS de Coimbra, assim como a Sala de Cultura de Córneas – Professor Doutor Joaquim Murta, marca um passo importante para a medicina regenerativa ocular em Portugal.
“A nova Sala de Cultura de Córneas – Professor Doutor Joaquim Murta homenageia a sua visão e perseverança. Este marco só foi possível graças ao extraordinário trabalho da equipa do Serviço de Oftalmologia e do Banco de Olhos e Transplantação de Córnea da ULS de Coimbra, cujo profissionalismo e dedicação transformaram um sonho em realidade. O nosso compromisso e excelência clínica são motivo de enorme orgulho, gratidão e reconhecimento”, afirma Maria João Quadrado na sua conta de LinkedIn.
O BTOC permite a cultura de córneas e outros tecidos oculares, aumentando assim o número de dadores para a transplantação da córnea, a expansão celular de diferentes células da cornaea para transplantação, tornando os tratamentos mais acessíveis e eficazes, e criando uma verdadeira ponte translacional entre a investigação e a prática clínica.
“Coimbra consolida-se como referência nacional e internacional em saúde ocular, oferecendo esperança renovada e melhor qualidade de vida a milhares de portugueses”, conclui a médica oftalmologista.
2 Outubro 2025
Oftalmologia