Fumar prejudica o cérebro masculino

Imagem da notícia: Fumar prejudica o cérebro masculino

Os homens que fumam regularmente têm um maior risco de apresentar um declínio mais rápido da função cognitiva, revela um estudo publicado na revista Archives of General Psychiatry.

Os investigadores, liderados por Séverine Sabia, analisaram seis critérios para determinar o grau de consumo de tabaco dos participantes, ao longo de um período de 25 anos, e realizaram três avaliações das suas capacidades cognitivas, ao longo de mais de 10 anos.

O estudo constatou que os homens fumadores apresentavam um declínio mais rápido da função cognitiva. Os fumadores que deixaram de fumar, durante os 10 anos que antecederam a primeira avaliação das suas capacidades cognitivas, continuavam a apresentar um risco de sofrer de um declínio cognitivo, particularmente na função executiva. Esta função refere-se a processos cognitivos como a memória, atenção, resolução de problemas, raciocínio verbal, flexibilidade mental, capacidade de desempenhar múltiplas tarefas, inibição e monitorização das ações.

13 Fevereiro 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A OftalPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração no fascinante universo da oftalmologia.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Atualidade