Centro de Leitura Especial para cegos e amblíopes

Imagem da notícia: Centro de Leitura Especial para cegos e amblíopes

A Biblioteca Municipal Renato Araújo, de S. João da Madeira, abriu ao público um Centro de Leitura Especial dirigido aos cerca de 400 cegos e amblíopes identificados na região.

De acordo com a Agência Lusa, trata-se de um espaço vocacionado para utilizadores com necessidades especiais decorrentes de deficiência visual, proporcionando-lhes um acesso facilitado à informação e, sobretudo, autonomia na pesquisa e consulta de conhecimento.

Fonte da Biblioteca Renato Araújo adiantou à Lusa que, em termos práticos, a nova sala funcionará com recurso ao fundo em Braille já disponível nesse espaço, acrescentando-lhe, contudo, “equipamento específico para leitura, ampliação de textos e imagens, pesquisa na internet, audição de livros e elaboração de materiais pelo próprio utilizador”.

“Espera-se que a implementação deste centro aumente, por um lado, a consciencialização para a inclusão pela diferença”, lê-se no documento de apresentação do projeto à Gulbenkian, “e que, por outro, aproxime da biblioteca os públicos que, até este momento, não encontravam a satisfação das suas necessidades culturais e informativas nesta instituição”.

12 Abril 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia