Exposição ao sol previne miopia nas crianças

Imagem da notícia: Exposição ao sol previne miopia nas crianças

Um estudo recente concluiu que, ao contrário do que se poderia pensar, não serão fatores genéticos ou o aumento de atividades como a leitura e a escrita que provocam miopia em crianças em idade escolar, mas sim a troca de atividades ao ar livre por estudos e brincadeiras em ambientes fechados.

De acordo com os seus autores, a falta de exposição ao sol da maioria das crianças pode explicar por que nove entre dez jovens prestes a deixar a escolas nas grandes cidades da Àsia são míopes.

Acredita-se, portanto, que a exposição aos raios solares possa estimular a produção de dopamina, substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular.

A solução passa, um pouco por todo o mundo, e especialmente nas grandes cidades, encontrar meios de fazer com que as crianças passem mais tempo expostas à luz do sol, sem comprometer as suas atividades escolares.

29 Maio 2012
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A OftalPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração no fascinante universo da oftalmologia.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro 2024
Atualidade