Tetris ajuda no tratamento de doença oftalmológica

Imagem da notícia: Tetris ajuda no tratamento de doença oftalmológica

A equipa da Universidade McGill, em Montreal, refere que jogar Tetris pode treinar os olhos a trabalharem em conjunto para completar uma tarefa, o que, por sua vez, ajuda a corrigir o erro de processamento do cérebro responsável pela ambliopia.

“A chave para melhorar a visão dos adultos, que atualmente não têm outras opções de tratamento, era criar condições para que ambos os olhos cooperassem numa determinada tarefa”, refere Robert Hess, principal autor do estudo.

“O jogo em si não é tão importante. Apenas fornece-nos uma plataforma para administrar o treino necessário duma forma agradável”, explica.

O estudo concluiu que os pacientes que sofriam de ambliopia que jogaram Tetris melhoraram a sua condição quatro vezes mais do que aqueles que apenas usaram uma pala sobre o olho mais forte, o tratamento atualmente mais usado.

O estudo será publicado na próxima edição do jornal científico Current Biology.

 

29 Abril 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Maria João Quadrado entre os novos doutores da FMUC

Maria João Quadrado, Oftalmologista da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, foi um dos nove Doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) distinguidos na cerimónia de Imposição das Insígnias, o mais elevado reconhecimento académico da Universidade de Coimbra.

Ler mais 6 Novembro 2024
Atualidade