Células fotorecetoras criadas em laboratório podem ser solução para cegueira

Imagem da notícia: Células fotorecetoras criadas em laboratório podem ser solução para cegueira

Através de experiências em ratos, os cientistas instalaram com sucesso células fotorecetoras criadas em laboratório nos olhos dos animais, ligadas aos nervos óticos responsáveis por enviar sinais para o cérebro.

Os investigadores ponderam que estes implantes possam ser uma opção viável para quem sofre de cegueira, provocada pela degeneração das células fotorecetoras típica do envelhecimento ou diabetes.

O objetivo agora passa por testar a ideia em seres humanos que perderam estas células totalmente, que segundo a equipa pode ser já daqui a cinco anos.

12 Agosto 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade