Células fotorecetoras criadas em laboratório podem ser solução para cegueira

Imagem da notícia: Células fotorecetoras criadas em laboratório podem ser solução para cegueira

Através de experiências em ratos, os cientistas instalaram com sucesso células fotorecetoras criadas em laboratório nos olhos dos animais, ligadas aos nervos óticos responsáveis por enviar sinais para o cérebro.

Os investigadores ponderam que estes implantes possam ser uma opção viável para quem sofre de cegueira, provocada pela degeneração das células fotorecetoras típica do envelhecimento ou diabetes.

O objetivo agora passa por testar a ideia em seres humanos que perderam estas células totalmente, que segundo a equipa pode ser já daqui a cinco anos.

12 Agosto 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade