Análise da retina pode ser fundamental para apurar risco de AVC

Imagem da notícia: Análise da retina pode ser fundamental para apurar risco de AVC

Através de um estudo a 2907 indivíduos com hipertensão e que nunca tinham sofrido um AVC, os investigadores foram fotografando os olhos das pessoas durante 13 anos para atribuir os níveis ausentes, leves, moderados ou severos aos danos dos vasos sanguíneos na retina segundo a doença retinopatia hipertensiva.

Durante este tempo, 146 pessoas sofreram um AVC e 15 hemorragia cerebral, o que levou os investigadores a ter em conta os fatores idade, sexo, glucose no sangue, colesterol, massa corporal, pressão arterial e hábitos tabagísticos.

Os investigadores concluíram que quem sofria de retinopatia hipertensiva moderada tinha um risco de 35 por cento de contração de AVC.

Já quem sofria de retinopatia moderada a severa tinha um risco de 137 por cento mais elevado.

Mesmo com medicação para controlar a hipertensão, os investigadores concluíram que quem sofria desta doença tinha 96 por cento de hipóteses de formação de coágulos.

A patente severa apresentou resultados na ordem dos 198 por cento.

26 Agosto 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Miranza reforça presença no Norte de Portugal

O grupo oftalmológico espanhol Miranza acaba de ampliar a sua rede em Portugal com a aquisição da Oftalmocenter, marcando a segunda clínica do grupo no país, após a entrada da Miranza Coantas, em maio de 2025.

Ler mais 9 Dezembro 2025
Atualidade

Juramento de Hipócrates reúne 800 novos médicos no Porto

Com este compromisso ético, os novos médicos prometem dedicar a sua vida ao serviço da saúde humana, atuar sem causar dano, colocar sempre o doente em primeiro lugar e respeitar a dignidade e o segredo médico, fundamentos essenciais da profissão.

Ler mais 1 Dezembro 2025
Atualidade

SPO integra o Programa HCP Barometer

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) passou a fazer parte do Programa HCP Barometer, um projeto internacional que reúne especialistas em retina, saúde ocular e envelhecimento. A iniciativa pretende mapear as necessidades dos profissionais de saúde e fomentar discussões que contribuam para melhorar a prática clínica a nível mundial.

Ler mais 18 Novembro 2025
Atualidade