SPO divulga Museu Virtual de Oftalmologia

Imagem da notícia: SPO divulga Museu Virtual de Oftalmologia

De acordo com o jornal Visão SPO, trata-se de um espaço virtual aberto à comunidade oftalmológica e ao público em geral, para divulgar a história desta área médica.

É assim que as coordenadoras do museu virtual da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Helena Prior Filipe e Isabel Almasqué, definem este projeto, criado em setembro de 2013 e que está disponível no website da SPO (www.spoftalmologia.pt).

Segundo Isabel Almasqué, o projeto nasceu na sequência da exposição permanente com objetos provenientes do consultório de João Eurico Lisboa, inaugurada na sede da SPO em novembro de 2010. “Não queríamos que as restantes peças se perdessem e pensámos em criar um museu”, explica.

No entanto, dada a falta de verbas e de espaço para o efeito, a SPO acabou por optar pela criação de um museu virtual. Todos os meses, é apresentada ‘online’ uma nova peça, com a respetiva descrição, o enquadramento histórico, o modo de utilização e as aplicações em Oftalmologia.

Até ao momento, a maioria das peças apresentadas pertence à coleção de Isabel Almasqué. No entanto, esta oftalmologista lança um desafio aos colegas: “Gostava que participassem mais neste projeto. Estas peças mostram o passado da Oftalmologia e ajudam-nos a perceber como chegámos ao ponto de evolução atual”, pode ler-se no Visão SPO.

24 Junho 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia