SPO divulga Museu Virtual de Oftalmologia

Imagem da notícia: SPO divulga Museu Virtual de Oftalmologia

De acordo com o jornal Visão SPO, trata-se de um espaço virtual aberto à comunidade oftalmológica e ao público em geral, para divulgar a história desta área médica.

É assim que as coordenadoras do museu virtual da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Helena Prior Filipe e Isabel Almasqué, definem este projeto, criado em setembro de 2013 e que está disponível no website da SPO (www.spoftalmologia.pt).

Segundo Isabel Almasqué, o projeto nasceu na sequência da exposição permanente com objetos provenientes do consultório de João Eurico Lisboa, inaugurada na sede da SPO em novembro de 2010. “Não queríamos que as restantes peças se perdessem e pensámos em criar um museu”, explica.

No entanto, dada a falta de verbas e de espaço para o efeito, a SPO acabou por optar pela criação de um museu virtual. Todos os meses, é apresentada ‘online’ uma nova peça, com a respetiva descrição, o enquadramento histórico, o modo de utilização e as aplicações em Oftalmologia.

Até ao momento, a maioria das peças apresentadas pertence à coleção de Isabel Almasqué. No entanto, esta oftalmologista lança um desafio aos colegas: “Gostava que participassem mais neste projeto. Estas peças mostram o passado da Oftalmologia e ajudam-nos a perceber como chegámos ao ponto de evolução atual”, pode ler-se no Visão SPO.

24 Junho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade