Solução inteligente para problemas visuais
Investigadores da Universidade de Oxford estão a desenvolver uns óculos inteligentes (smart glasses) para pessoas com graves problemas visuais.
Este equipamento “lima” as imagens para o utilizador, focando pessoas e objetos nas lentes. A equipa de Stephen Hicks, em parceria com o Real Instituto Nacional de Cegos, já conseguiu o prémio Brian Mercer na categoria de invenção do ano de 2013 e, também, 500 mil libras (627.928 euros) pelo prémio Google Challenge 2014.
Embora os óculos consigam melhorar a qualidade da visão dos utilizadores, não são uma solução para estes problemas, apenas uma “ajuda” para os doentes alcançaram a autonomia.
Através de uma câmara 3D incorporada, as imagens captadas são processadas via um pequeno computador e projetadas em tempo real nas lentes, pelo sistema dedicado ao efeito.
Consoante a visão de cada utilizador, nomeadamente a capacidade para distinguir os cinzentos, os óculos aumentam a qualidade da realidade captada clareando os objetos contra o fundo ou, então, intensificam o brilho da imagem caso o objeto esteja longe.
Embora ainda permaneça na fase de testes, a equipa britânica planeia introduzir 100 óculos no mercado até ao final do ano, doados a pessoas quase cegas ou com graves problemas de visão, para determinar o sucesso da iniciativa. Caso seja positivo, nos próximos anos os óculos serão produzidos em grandes quantidades.
Veja aqui um vídeo sobre o assunto.
13 Agosto 2014
Atualidade