Solução inteligente para problemas visuais

Imagem da notícia: Solução inteligente para problemas visuais

Investigadores da Universidade de Oxford estão a desenvolver uns óculos inteligentes (smart glasses) para pessoas com graves problemas visuais.

Este equipamento “lima” as imagens para o utilizador, focando pessoas e objetos nas lentes. A equipa de Stephen Hicks, em parceria com o Real Instituto Nacional de Cegos, já conseguiu o prémio Brian Mercer na categoria de invenção do ano de 2013 e, também, 500 mil libras (627.928 euros) pelo prémio Google Challenge 2014.

Embora os óculos consigam melhorar a qualidade da visão dos utilizadores, não são uma solução para estes problemas, apenas uma “ajuda” para os doentes alcançaram a autonomia.

Através de uma câmara 3D incorporada, as imagens captadas são processadas via um pequeno computador e projetadas em tempo real nas lentes, pelo sistema dedicado ao efeito.

Consoante a visão de cada utilizador, nomeadamente a capacidade para distinguir os cinzentos, os óculos aumentam a qualidade da realidade captada clareando os objetos contra o fundo ou, então, intensificam o brilho da imagem caso o objeto esteja longe.

Embora ainda permaneça na fase de testes, a equipa britânica planeia introduzir 100 óculos no mercado até ao final do ano, doados a pessoas quase cegas ou com graves problemas de visão, para determinar o sucesso da iniciativa. Caso seja positivo, nos próximos anos os óculos serão produzidos em grandes quantidades.

Veja aqui um vídeo sobre o assunto.

13 Agosto 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia