Pilar ‘Excelência Industrial’ do Horizonte 2020

Imagem da notícia: Pilar ‘Excelência Industrial’ do Horizonte 2020

Os centros de investigação podem promover e aumentar o seu potencial de inovação e o das indústrias associadas através da adoção precoce de tecnologias de ponta.

O objetivo desta oportunidade consiste em incentivar a capacidade de inovação das infra-estruturas de investigação, estimulando parcerias de investigação e desenvolvimento com a indústria, na exploração das capacidades, da produção e da distribuição em áreas de elevada intensidade tecnológica da União Europeia, como é o caso da instrumentação científica.

A oportunidade destina-se às iniciativas piloto precisamente no campo da instrumentação científica que explorem o potencial de inovação, recorrendo aos programas de aquisição pré-comercial e aquisição pública de inovação, nos seguintes domínios:

i) Estudos de viabilidade;
ii) Aquisição pré-comercial no campo da instrumentação científica;
iii) Aquisição pública de instrumentação científica inovadora.

As propostas deverão adequar-se aos regulamentos das ações associadas às áreas mencionadas. No caso dos estudos de viabilidade, as propostas deverão adequar-se aos regulamentos das ações de coordenação e suporte. No caso da aquisição pré-comercial no campo da instrumentação científica, deverão adequar-se aos regulamentos das ações co-financiadas de aquisição pré-comercial. Já no caso da aquisição pública de instrumentação científica inovadora, as propostas deverão adequar-se aos regulamentos das ações co-financiadas de aquisição pública para soluções inovadoras.

A cooperação e associação em consórcios é fortemente incentivada. É especialmente acolhida a participação de PME nos consórcios.

 

Data limite: 21 de Abril de 2015 – 17h00 (Hora de Bruxelas)

Referência: INFRASUPP-2-2015
Orçamento: €14.000.000

2 Abril 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia