Olhos azuis “bebem” mais álcool?

Imagem da notícia: Olhos azuis “bebem” mais álcool?

Um grupo de investigadores norte-americanos descobriu que as pessoas com olhos azuis têm maior probabilidade de se tornarem dependentes de álcool do que as pessoas com olhos escuros.

O estudo, feito na Universidade de Vermont e publicado no American Journal of Medical Genetics, associa também a cor dos olhos a muitas outras doenças psicológicas e distúrbios comportamentais.

“A descoberta é justificada com o facto de as componentes genéticas que determinam a cor dos olhos se alinharem no mesmo cromossoma que os genes relacionados com o uso excessivo de álcool.

O estudo cruzou dados genéticos, biológicos e culturais de 1200 indivíduos.

 

2 Julho 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade