Medicina: contacto humano é essencial

Imagem da notícia: Medicina: contacto humano é essencial

Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), aconselhou os novos estudantes de Medicina a dar primazia à componente humanista no exercício da profissão.

“Diariamente, a nossa vida é influenciada pela inovação tecnológica. Também na Medicina esta é uma época fascinante para se viver, mas que nos pode conduzir ao esquecimento da componente humanista da Medicina”, referiu Fausto Pinto, sugerindo “a primazia da relação médico-doente, a importância do contacto humano, do ouvir, do tocar no doente”, que considerou como pilares essenciais da atuação médica e que “nenhuma tecnologia jamais substituirá”, pode ler-se no portal Just News.

O discurso teve lugar durante a cerimónia do Dia da Faculdade de Medicina, a 14 de setembro, evento que incluiu o juramento de Hipócrates dos alunos do 1º ano, sessão de homenagens e a entrega da Medalha de Ouro à instituição por parte do Ministério da Saúde.

 

15 Setembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade