Medicina: contacto humano é essencial

Imagem da notícia: Medicina: contacto humano é essencial

Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), aconselhou os novos estudantes de Medicina a dar primazia à componente humanista no exercício da profissão.

“Diariamente, a nossa vida é influenciada pela inovação tecnológica. Também na Medicina esta é uma época fascinante para se viver, mas que nos pode conduzir ao esquecimento da componente humanista da Medicina”, referiu Fausto Pinto, sugerindo “a primazia da relação médico-doente, a importância do contacto humano, do ouvir, do tocar no doente”, que considerou como pilares essenciais da atuação médica e que “nenhuma tecnologia jamais substituirá”, pode ler-se no portal Just News.

O discurso teve lugar durante a cerimónia do Dia da Faculdade de Medicina, a 14 de setembro, evento que incluiu o juramento de Hipócrates dos alunos do 1º ano, sessão de homenagens e a entrega da Medalha de Ouro à instituição por parte do Ministério da Saúde.

 

15 Setembro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Colóquios de Oftalmologia 2022 decorrem em fevereiro

Os Colóquios de Oftalmologia 2022 realizam-se a 4 e 5 de fevereiro no Hotel Marriott, em Lisboa. O evento irá proporcionar palestras sobre atualidade em retina e implanto-refrativa, sustentabilidade e gestão, sociedade civil: glaucoma pediátrico.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadeEventos e Formação

Janeiro, mês da consciencialização do glaucoma

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou janeiro como o mês da consciencialização do glaucoma. O objetivo é oferecer “uma variedade de recursos educacionais e de consciencialização gratuitos para ajudar a prevenir a perda desnecessária da visão”.

Ler mais 11 Janeiro 2022
AtualidadeOftalmologia