CIRP 2015 destacou lentes de contacto multifocais
Entre uma panóplia de temas variados, foi abordada a importância das lentes multifocais no último CIRP 2015, que decorreu de 28 a 30 de maio. Outro dos temas que esteve em grande destaque na CIRP 2015 foram as “Lentes de Contacto Multifocais”.
Na palestra sobre este tema, abordaram-se os melhores métodos de adaptação às lentes de contacto multifocais, informação orientada pelo conhecimento de Cristina Tavares, assistente Hospitalar Graduada de Oftalmologia, da Secção de Córnea e Cirurgia Refrativa do Hospital da Universidade de Coimbra.
Segundo Cristina Tavares, as lentes de contacto multifocais estão indicadas para quem tem presbiopia e ainda é relativamente jovem para uma solução cirúrgica que envolva a substituição do cristalino. Estes dispositivos médicos são atraentes para quem sofre de dificuldades de visão ao perto, pois libertam o paciente dos óculos, possibilitando uma visão adequada para todas as distâncias sem recurso à cirurgia. As lentes de contacto, ao contrário da cirurgia, permitem readaptações até que sejam encontradas aquelas que ofereçam a melhor visão, para as necessidades de cada pessoa.
Sobre este assunto, Cristina Tavares declarou ainda que “os profissionais que adaptam lentes multifocais pela primeira vez têm de estudar primeiro o seu mecanismo de funcionamento, bem como conhecer toda a gama de lentes existentes no mercado. Depois de fazer uma avaliação oftalmológica do indivíduo e conhecer os seus hábitos e expectativas, seleciona-se, para este em particular, a lente mais adequada às suas necessidades visuais”.
Comentou ainda que “os utilizadores terão de compreender e aceitar as limitações e os ganhos associados ao uso de lentes de contacto multifocais. A indústria é inovadora nesta área e disponibiliza cada vez mais lentes que oferecem melhor qualidade visual”.
Saiba mais na OftalPro 30!
23 Outubro 2015
Eventos e Formação