Tecnologia ao serviço dos invisuais

Imagem da notícia: Tecnologia ao serviço dos invisuais

Investigadores universitários estão a desenvolver projetos para adaptar o braille aos ecrãs táteis e facilitar a orientação dos cegos com bengalas tecnológicas. O desejo é promover a acessibilidade e autonomia das pessoas com dificuldades visuais extremas, que em Portugal são cerca de 130 mil.

De acordo com a Visão, Tiago Guerreiro, professor do departamento de informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Hugo Nicolau, docente no Instituto Superior Técnico, estão a desenvolver um corretor ortográfico e uma capa para telemóvel com vibração para tornar mais fácil o acesso das pessoas cegas às novas tecnologias, como os ecrãs táteis. O B# é um corretor ortográfico que funciona com a matriz do braille, mas escrito no telemóvel. “Pode ainda ser utilizado para encontrar acordes (combinações de dedos) que sejam parecidos [com o que foi escrito], e assim descobrir a palavra que o utilizador desejava inserir”, explica o investigador. Já o HoliBraille, uma capa que se encaixa nas traseiras do telemóvel e que se conecta por bluetooth, apresenta três “atuadores” que vibram à medida que os dedos escrevem o braille, dando indicação ao utilizador que as palavras estão a ser reconhecidas.

Saiba mais aqui!

 

22 Fevereiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade