SureThin: Fixador de Eleição em Citologia de Impressão Ocular

Imagem da notícia: SureThin: Fixador de Eleição em Citologia de Impressão Ocular

Artigo da autoria de Kátia Amaral Freitas e Paula Mendonça, publicado na OftalPro 32.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi identificar o melhor fixador para amostras de citologia de impressão ocular – SureThin, PreservCyt, Etanol a 95% e uma mistura constituída por formaldeído a 37%, ácido acético glacial e etanol a 70% (FAA 70%).

Métodos: Foram analisadas 200 amostras da conjuntiva bulbar de 50 voluntários da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. O material foi colhido com aplicação da membrana de celulose da Millipore, sendo de seguida fixado e corado pela coloração Papanicolaou. As lâminas foram analisados por três avaliadores independentes com recurso a uma grelha de avaliação com os seguintes parâmetros: tamanho celular, detalhe e membrana nuclear, detalhe e membrana citoplasmática, relação Núcleo/Citoplasma e afinidade tinturial (escala de 0 a 2 valores). O score final por lâmina resultou do somatório de todos os parâmetros ponderados (escala de 0 a 41). Aplicaram-se os testes estatísticos One-Way ANOVA (α= 0.05) e de Games-Howell. Resultados: Em todos os parâmetros, o SureThin foi o que apresentou uma maior frequência absoluta para o score 2. As amostras fixadas em FAA 70%, SureThin, PreservCyt e Etanol a 95% obtiveram a pontuação média de 4.67 (s=10.51), 36.41 (s=9.01), 13.21 (s=14.48) e 6.59 (s=9.61), respetivamente. Verificou-se que existia diferenças estatisticamente significativas entre os quatro fixadores (p=,000). Conclusões: Estes resultados refutam os estudos existentes, que indicam o etanol a 95% e o FAA 70% como os fixadores de eleição. O fixador SureThin mostrou-se o ideal para amostras de citologia de impressão ocular.

Saiba mais aqui!

23 Fevereiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Maria João Quadrado entre os novos doutores da FMUC

Maria João Quadrado, Oftalmologista da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, foi um dos nove Doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) distinguidos na cerimónia de Imposição das Insígnias, o mais elevado reconhecimento académico da Universidade de Coimbra.

Ler mais 6 Novembro 2024
Atualidade