Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Imagem da notícia: Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Um jovem oftalmologista da ilha de Borneo, Indonésia, desenvolveu um retinoscópio mediante a utilização de uma impressora 3D, com o intuito de ser acoplado a um telemóvel. O objetivo do aparelho, que utiliza lentes 20D, é democratizar a prevenção de problemas oculares, reduzindo os custos associados.

Hong Sheng Chiong afirmou que “prevenir a cegueira é a sua luta”, daí ter fundado há dois anos a oDocs Eye Care, a sua empresa de equipamento ocular portátil, que visa mudar o mercado.

Chiong apercebeu-se que um esquema para impressora 3D pode ser descarregado pela internet livremente, para o objeto ser impresso em algumas horas a um custo reduzido.

O seu retinoscópio pode ser montado em minutos para utilização em prática clínica, como pelo próprio paciente, útil para promover iniciativas solidárias em regiões carenciadas, por exemplo.

17 Março 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade