Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Imagem da notícia: Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Um jovem oftalmologista da ilha de Borneo, Indonésia, desenvolveu um retinoscópio mediante a utilização de uma impressora 3D, com o intuito de ser acoplado a um telemóvel. O objetivo do aparelho, que utiliza lentes 20D, é democratizar a prevenção de problemas oculares, reduzindo os custos associados.

Hong Sheng Chiong afirmou que “prevenir a cegueira é a sua luta”, daí ter fundado há dois anos a oDocs Eye Care, a sua empresa de equipamento ocular portátil, que visa mudar o mercado.

Chiong apercebeu-se que um esquema para impressora 3D pode ser descarregado pela internet livremente, para o objeto ser impresso em algumas horas a um custo reduzido.

O seu retinoscópio pode ser montado em minutos para utilização em prática clínica, como pelo próprio paciente, útil para promover iniciativas solidárias em regiões carenciadas, por exemplo.

17 Março 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade