Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Imagem da notícia: Oftalmologista concebe retinoscópio inovador

Um jovem oftalmologista da ilha de Borneo, Indonésia, desenvolveu um retinoscópio mediante a utilização de uma impressora 3D, com o intuito de ser acoplado a um telemóvel. O objetivo do aparelho, que utiliza lentes 20D, é democratizar a prevenção de problemas oculares, reduzindo os custos associados.

Hong Sheng Chiong afirmou que “prevenir a cegueira é a sua luta”, daí ter fundado há dois anos a oDocs Eye Care, a sua empresa de equipamento ocular portátil, que visa mudar o mercado.

Chiong apercebeu-se que um esquema para impressora 3D pode ser descarregado pela internet livremente, para o objeto ser impresso em algumas horas a um custo reduzido.

O seu retinoscópio pode ser montado em minutos para utilização em prática clínica, como pelo próprio paciente, útil para promover iniciativas solidárias em regiões carenciadas, por exemplo.

17 Março 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

O CIRP 2021 – Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, decorreu no passado fim de semana (12 e 13 junho), em Albufeira.

Ler mais 15 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia