“A família é um grande pilar”
Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje destacamos a opinião de Cristina Sousa.
OftalPro: Quais são as principais dificuldades que sentem quando têm de comunicar más notícias a um paciente?
Cristina Sousa: É frequente percebermos que a patologia ocular, na sua vertente anatómica e funcional, é desconhecida e mal compreendida pela maior parte da população. Isto cria inevitavelmente algumas dificuldades quando queremos fazer perceber a etiologia de uma doença ocular grave, obrigando a uma maior persistência no esclarecimento da fisiopatologia numa linguagem acessível.
OF: E qual é o papel da família no tratamento dos pacientes?
CS: Na maior parte dos casos, penso que a família é um grande pilar. Tem um papel fundamental em evitar a questão da solidão referida anteriormente. Proporciona companhia e ajuda nas deslocações hospitalares, bem como na aplicação dos tratamentos. É também o principal suporte emocional na maioria das situações. Raras são as situações em que o contexto familiar pode ser um fator causador ou agravante da doença ocular. Em alguns casos, porém, a indiferença e a negligência familiar podem interferir de maneira inversa.
Saiba mais na OftalPro 33.
19 Maio 2016
Entrevistas