OCT pode ser aplicada além oftalmologia

Imagem da notícia: OCT pode ser aplicada além oftalmologia

A angiografia do tomógrafo de coerência óptica (OCT) pode ser aplicada a uma ampla gama de utilizações em bioimagem.

A técnica não invasiva permite obter informação da estrutura e circulação sanguínea sem a utilização de marcadores fluorescentes, ideal para mapear a retina e a coroide.

A Wasatch Photonics desenvolveu o sistema MicroAngio, que expande a angiografia OCT convencional, desde os modelos 800, 1050 a 1300 mm, para aplicações médicas diversas, como modelso de imagem animal, dermatologia e oncologia.

Segundo a marca, trata-se da primeira inciativa que visa aplicar a tecnologia além da oftalmologia, dado o passado de métodos algorítmicos e de imagem da Wasatch.

“Os requirimentos para criar angiografias no olho humano são diferentes das de criar um mapeamento à retina de um rato ou pele humana, mas criamos uma série de algorítmos capazes de providenciar dados de todos os maiores métodos de imagem conhecidos. Isto faz com que MicroAngio torne o OCT de utilização geral”, disse Nishant Mohan, diretor da empresa, ao jornal optics.org.

No entanto, existem alguns desafios para uma prática livre de erros, como os movimentos involuntários tanto do espécime como da área examinada, como as diferentes informações que possam ser obtidas de aplicações particulares, dado que cada uma tem requirimentos e interesses únicos.

São limitações que devem ser ultrapassadas brevemente, pelo que Nishant afirmou que com esta nova opção “podemos apenas adivinhar onde esta técnica vai provar ser mais útil e bem sucedida”.

18 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas