Terapia inovadora poderá reverter retinopatia diabética
A terapia intraocular pode prevenir ou reverter a retinopatia diabética em ratos.
Segundo um recente estudo publicado no The American Journal of Pathology, os tratamentos são escassos. Mas este novo tratamento intraocular, baseado na manipulação do sistema renina-angiotensina, reverteu algumas características em ratos.
Maria Grant, do Eugene and Marilyn Glick Eye Institute of Indiana University, disse que não conhece “mais algum estudo que tenha demonstrado a capacidade terapêutica em reverter a patologia retinal, particularmente na presença de hiperglicemia persistente”.
Continuou a explicar que “a pesquisa baseia-se na hípotese de que um desequilíbrio nos dois eixos do sistema renina-angiotensina é a chave inicial para levar ao desenvolvimento de complicações microvasculares diabéticas. A conversão da angiotensina na enzima-2 (ACE-2) é ideal para produzir um agente vasoprotetivo, isto é, aplicando uma solução diretamente na cavidade vítreo causa-se um aumento da ACE-2. Mas é um método que ainda está sob avaliação terapêutica”.
O método foi testado com duas opções em ratos injetados com uma solução para provocar diabetes, neste caso duas semanas e seis meses após exposição. Os investigadores constataram que em ambas as situações algumas características foram revertidas, como a barreira retinal sanguínea que interfere com os agentes terapêuticos, o melhoramento do sistema vascular e uma diminuição da inflamação.
17 Maio 2016
Atualidade