Terapia inovadora poderá reverter retinopatia diabética

Imagem da notícia: Terapia inovadora poderá reverter retinopatia diabética

A terapia intraocular pode prevenir ou reverter a retinopatia diabética em ratos.

Segundo um recente estudo publicado no The American Journal of Pathology, os tratamentos são escassos. Mas este novo tratamento intraocular, baseado na manipulação do sistema renina-angiotensina, reverteu algumas características em ratos.

Maria Grant, do Eugene and Marilyn Glick Eye Institute of Indiana University, disse que não conhece “mais algum estudo que tenha demonstrado a capacidade terapêutica em reverter a patologia retinal, particularmente na presença de hiperglicemia persistente”.

Continuou a explicar que “a pesquisa baseia-se na hípotese de que um desequilíbrio nos dois eixos do sistema renina-angiotensina é a chave inicial para levar ao desenvolvimento de complicações microvasculares diabéticas. A conversão da angiotensina na enzima-2 (ACE-2) é ideal para produzir um agente vasoprotetivo, isto é, aplicando uma solução diretamente na cavidade vítreo causa-se um aumento da ACE-2. Mas é um método que ainda está sob avaliação terapêutica”.

O método foi testado com duas opções em ratos injetados com uma solução para provocar diabetes, neste caso duas semanas e seis meses após exposição. Os investigadores constataram que em ambas as situações algumas características foram revertidas, como a barreira retinal sanguínea que interfere com os agentes terapêuticos, o melhoramento do sistema vascular e uma diminuição da inflamação.

 

17 Maio 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Essilor Portugal com distinção Selo COVID OUT

A Essilor Portugal foi distinguida com a atribuição do Selo COVID OUT atribuído pela entidade certificadora ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, após auditar as respetivas instalações e medidas de segurança presentes.

Ler mais 23 Outubro 2020
AtualidadeLentes e equipamentos