Glaucoma 360º é já amanhã 

Imagem da notícia: Glaucoma 360º é já amanhã 
O ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa, recebe a 2 de fevereiro o seminário Glaucoma 360º com Nuno Lopes, médico oftalmologista, consultor do Grupo Português de Glaucoma e coordenador da Secção de Glaucoma do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga, e Henrique Nascimento, optometrista, professor adjunto do ISEC e diretor da Clínica Universitária Essilor | UPOOP.

O glaucoma é, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a segunda causa de cegueira no mundo, atrás da catarata, e a primeira causa de perda irreversível de visão juntamente com a degeneração macular relacionada com a idade. Apesar das causas de cegueira no mundo variarem de acordo com as condições sócio-económicas e geográficas de cada população, o glaucoma mantém-se como uma das principais causas, independentemente da população avaliada. Em 2010, o glaucoma foi responsável por um em cada quinze casos de cegueira no mundo, e um em cada quarenta e cinco casos de glaucoma resultou em perda irreversível de visão, destacando o crescente aumento do impacto global desta patologia na saúde visual das populações.

Os temas a abordar no seminário são: noções anatómicas e funcionais básicas acerca da patologia; tipos gerais de glaucoma; Fatores de risco; diagnóstico e erros de diagnóstico mais frequentes; opções terapêuticas; importância do seguimento; desafios para o futuro; papel do optometrista na deteção e acompanhamento de pacientes com glaucoma; medida da camada de fibras nervosas (CFN) na área peri-papilar; e avaliação dos parâmetros topográficos do nervo ótico.

Saiba mais aqui.

1 Fevereiro 2017
Eventos e Formação

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`