Manuel Monteiro Grillo em fórum para promover combate à cegueira evitável
“Os erros de refração e as cataratas são as principais causas de deficiência visual em Portugal, apesar de serem evitáveis”, referiu Manuel Monteiro Grillo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). O responsável falava no Fórum “Visão em Portugal”, uma iniciativa da Associação Internacional Lions, que tem, entre outros, o programa “Sight First”, de combate à cegueira.
No evento, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, foram debatidos os problemas da visão em Portugal, numa altura em que a Associação Internacional Lions assinala o seu centésimo aniversário. Na sua intervenção, o presidente da SPO sublinhou que “o Plano de Ação Global Europeu para a Saúde da Visão fala em 39 milhões de invisuais, além de 246 milhões de pessoas com défice de visão, existindo muitas causas de cegueira que podem ser evitadas”.
Manuel Monteiro Grillo alertou ainda para o problema da falta de oftalmologistas no SNS, até porque “metade está no serviço privado”, acrescentando que se “trabalha sem as condições necessárias”. O problema agrava-se ainda mais nos serviços de Urgência, sendo que “em Lisboa, por exemplo, apenas dois hospitais têm oftalmologia 24 horas por dia”. Para o médico, a solução passa por atrair mais os oftalmologistas para o SNS, “não apenas por via do salário, mas também dando melhores condições, como mais férias por causa do desgaste e apostando numa melhor organização da Urgência”.
Saiba mais aqui.
16 Fevereiro 2017
Eventos e Formação