Manuel Monteiro Grillo em fórum para promover combate à cegueira evitável

Imagem da notícia: Manuel Monteiro Grillo em fórum para promover combate à cegueira evitável

“Os erros de refração e as cataratas são as principais causas de deficiência visual em Portugal, apesar de serem evitáveis”, referiu Manuel Monteiro Grillo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). O responsável falava no Fórum “Visão em Portugal”, uma iniciativa da Associação Internacional Lions, que tem, entre outros, o programa “Sight First”, de combate à cegueira.

No evento, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, foram debatidos os problemas da visão em Portugal, numa altura em que a Associação Internacional Lions assinala o seu centésimo aniversário. Na sua intervenção, o presidente da SPO sublinhou que “o Plano de Ação Global Europeu para a Saúde da Visão fala em 39 milhões de invisuais, além de 246 milhões de pessoas com défice de visão, existindo muitas causas de cegueira que podem ser evitadas”.

Manuel Monteiro Grillo alertou ainda para o problema da falta de oftalmologistas no SNS, até porque “metade está no serviço privado”, acrescentando que se “trabalha sem as condições necessárias”. O problema agrava-se ainda mais nos serviços de Urgência, sendo que “em Lisboa, por exemplo, apenas dois hospitais têm oftalmologia 24 horas por dia”. Para o médico, a solução passa por atrair mais os oftalmologistas para o SNS, “não apenas por via do salário, mas também dando melhores condições, como mais férias por causa do desgaste e apostando numa melhor organização da Urgência”.

Saiba mais aqui.

 

16 Fevereiro 2017
Eventos e Formação

`

Notícias relacionadas

AbbVie debate sustentabilidade e futuro da saúde

"Sustentabilidade em Saúde" é o tema da conferência organizada pela AbbVie, em parceria com o Expresso, e onde será apresentada a edição de 2024 do Índice de Saúde Sustentável. A iniciativa decorrerá a 4 de junho pelas 09h30, no Centro Cultural de Belém, Sala Almada Negreiros.

Ler mais 21 Maio 2024
Eventos e Formação

Congresso EGS 2024 decorre em Dublin

O 16º Congresso da European Glaucoma Society (EGS) 2024 terá lugar no Centro de Convenções de Dublin, de 1 a 4 de junho. Trata-se de um importante evento bienal sobre glaucoma na Europa, com impacto global, que fornece informações valiosas e atualizações sobre o diagnóstico e a gestão do glaucoma.

Ler mais 20 Maio 2024
Eventos e Formação