Hospital da Luz Arrábida pioneiro no laser femtosegundo

Imagem da notícia: Hospital da Luz Arrábida pioneiro no laser femtosegundo

“O Hospital da Luz Arrábida é um dos três únicos centros oftalmológicos do país que realizam cirurgias oftalmológicas de catarata com laser femtosegundo, o tratamento mais moderno e de excelência nesta área. Desde 2015, o hospital já realizou cerca de 200 cirurgias de catarata com recurso a esta técnica, que é menos invasiva e tem melhores resultados para o doente, além de permitir ao médico operar com maior precisão”.

Segundo o site da instituição, o Hospital da Luz Arrábida é pioneiro na utilização de laser femtosegundo: em 2008, foi o primeiro hospital privado na zona norte de Portugal a introduzir esta técnica no apoio à cirurgia oftalmológica, nomeadamente na cirurgia refrativa da córnea (para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo).

“Entretanto, desde maio de 2015 que passámos a usar o laser femtosegundo também em alguns passos da cirurgia de catarata, com resultados muito positivos. A precisão e segurança são maiores e o tempo da operação é menor, além de se verificar uma redução das complicações pós-operatórias. A recuperação visual pós-operatória dos doentes é também mais rápida do que nas cirurgias com a técnica tradicional, pois a energia que é utilizada no olho é menor”, explica António Marinho, médico doutorado em oftalmologia que, juntamente com os médicos Maria da Luz Freitas e Ramiro Salgado, efetua estas cirurgias no Hospital da Luz Arrábida.

Saiba mais aqui.

24 Julho 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

ULS Santa Maria lança bases do projeto iSIGHT

Carlos Neves Martins e Mun Faria, respetivamente, presidente do Conselho de Administração e a Diretora do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), visitaram as futuras instalações do projeto iSIGHT no Parque de Saúde Pulido Valente

Ler mais 28 Maio 2025
Oftalmologia

Monitorização do glaucoma é deficiente nas zonas rurais

Centenas de milhares de americanos com glaucoma não estão a receber os cuidados de que necessitam, e um novo estudo da Northwestern University sugere que a raça, os rendimentos e o local onde os doentes vivem desempenham um papel importante nessa lacuna.  

Ler mais 21 Maio 2025
Oftalmologia