Retmarker, para deteção da RD

O Retmarker, desenvolvido por João Diogo Ramos e a sua equipa, é uma solução de inteligência artificial aplicada ao processamento de imagens da retina.
“São algoritmos matemáticos que detetam de forma automática a presença ou não de lesões de patologias como a Retinopatia Diabética (RD). Tem ainda outra vertente, um biomarcador, altamente inovador – conforme considerado pela Agência Europeia do Medicamento – que permite acompanhar o risco de progressão da RD com base na análise de exames obtidos ao longo do tempo. Mas todo este software e tecnologia não é nada sem o conhecimento de como deve ser aplicado na vida real. Isso é algo que temos vindo a fazer desde 2011, visto que temos já mais de 150.000 pessoas que passaram pelo nosso sistema”.
Para João Diogo Ramos, o programa é bastante simples de utilizar, visto que “é uma solução automatizada e que depois de instalada funciona sempre da mesma forma. O segredo está na utilização de um protocolo devidamente explicado aos nossos clientes. Na prática consiste em obter quatro imagens da retina (duas por olho, a primeira centrada na mácula e a segunda no disco ótico), posteriormente essas imagens são exportadas de modo simples para o nosso sistema, anexa-se informação complementar relevante e envia-se tudo pela internet com um simples clique para ser classificado. Até 72h fica disponível um relatório de fácil compreensão que pode ser impresso e entregue ou enviado ao cliente. Esse relatório é produzido por médicos oftalmologistas nacionais que trabalham diretamente connosco na disponibilização deste serviço”.
Saiba mais an OftalPro 38.
25 Setembro 2017
Lentes e Equipamentos