Melhoria da cobertura do SNS nas áreas de saúde visual

Imagem da notícia: Melhoria da cobertura do SNS nas áreas de saúde visual

No âmbito do Programa Nacional para a Saúde da Visão, foi determinada a implementação do rastreio de saúde visual infantil de base populacional e o rastreio oportunístico da degenerescência macular da idade nos cuidados de saúde primários, de forma faseada, através de experiências-piloto.

O Programa de Rastreio da Saúde Visual Infantil, lançado em 2016, resultou do estabelecimento de protocolos entre o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, bem como entre as Administrações Regionais de Saúde e unidades hospitalares do SNS. Estão em curso experiências-piloto na Administração Regional de Saúde do Norte, nos ACES Porto Ocidental, Porto Oriental, Gondomar e Maia e Valongo e nos Centros Hospitalares de São João e do Porto.

Saiba mais aqui.

22 Setembro 2017
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia