Estamos na Semana Internacional da Retina

Imagem da notícia: Estamos na Semana Internacional da Retina

A Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, cuja missão é a saúde e reabilitação visuais dos afetados por Doenças Degenerativas da Retina, que constituem a sua população-alvo. Subjacente àquela missão, está, naturalmente, a função de informar e sensibilizar, não só os familiares dos afetados, mas também a população em geral, para os aspetos que envolvem as doenças supracitadas, já que as mesmas podem manifestar-se em qualquer momento da vida do indivíduo, independentemente da idade ou do sexo.

O facto destas doenças conduzirem a níveis de visão muito baixos e não terem tratamento, não pode, nem tem porque significar perda de autonomia, dificuldade nas aprendizagens, impossibilidade de integração no mercado de trabalho, acomodação, e muito menos vitimização. Daí que a grande aposta da ARP seja na área da habilitação/reabilitação, o que implica a existência de uma equipa pluridisciplinar que, atuando articuladamente sobre a especificidade de cada caso e de acordo com as necessidades do paciente, estabelece o seu Programa Individual de Reabilitação.

Para fazer passar esta e outras mensagens, assinala-se, por determinação da Retina Internacional, da qual a ARP é a representante em Portugal, a Semana Internacional da Retina, que decorre de 25 a 30 de setembro. Recomenda aquele organismo que, durante esse período, se promovam amplas campanhas de esclarecimento e sensibilização, dirigidas ao público em geral.

É neste contexto que a ARP leva a cabo, na sua sede em Alcântara, de 26 a 29 de setembro, uma campanha de rastreios gratuitos. Paralelamente ao decurso dos rastreios e no sentido de sensibilizar o público para alguns dos aspetos que envolvem as doenças que nos ocupam, aquele será convidado a experienciar, através de simuladores, como é ver com uma Distrofia da Retina.

27 Setembro 2017
AtualidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

O CIRP 2021 – Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, decorreu no passado fim de semana (12 e 13 junho), em Albufeira.

Ler mais 15 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

Huvitz HOCT: o novo equipamento “5 em 1”

Para além da medição da Biometria, o novo Huvitz HOCT permite fazer a medição da Topografia. O novo Huvitz HOCT está “mais completo”, prometendo concentrar várias capacidades num único equipamento.

Ler mais 14 Junho 2021
AtualidadeLentes e equipamentosOftalmologia

APOR: junho com novo “desafio fotográfico”

A Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) lançou em janeiro a iniciativa “desafio fotográfico”, um desafio mensal que consiste na “elaboração e envio de uma imagem, em formato fotográfico, alusiva à atividade profissional de Ortopista”. O tema escolhido para junho é o “Segmento Anterior”.

Ler mais 14 Junho 2021
AtualidadeCuriosidadeEventos e Formação