A visão na era da tecnologia digital

Imagem da notícia: A visão na era da tecnologia digital

São cada vez mais os pacientes que chegam às clínicas com claros sintomas de fadiga visual, como visão dupla, secura ocular, ardor, aumento do piscar de olhos, dificuldade em focar, náuseas, vertigens, dor de cabeça e ansiedade.

E tudo se deve, na maior parte dos casos, ao uso abusivo de dispositivos eletrónicos, como telemóveis (smartphones), tablets, computadores ou consolas. Estes dispositivos estão a provocar um aumento significativo da prevalência de importantes alterações visuais, que afetam a visão binocular de crianças e adultos.

Segundo informações do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Laboral dos EUA, 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia utilizando estes dispositivos desenvolvem o síndrome de fadiga visual. Um problema que é maior nos mais jovens, sendo que se prevê que em 2020 mais de 30% das crianças e dos adolescentes sejam míopes devido ao uso destas tecnologias.

18 Dezembro 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Descoberta nova estratégia para tratamento do glaucoma

Um estudo recente, realizado por investigadores do Karolinska Institutet e do St. Erik Eye Hospital, pode ter descoberto uma nova forma de complementar os métodos de tratamento atuais para o glaucoma baseados no metabolismo celular.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Oftalmologia