“3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro”

Imagem da notícia: “3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro”

“3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro” é o conceito que define um novo projeto na área da saúde e que junta vários especialistas com o mesmo objetivo: identificar os principais obstáculos operacionais que afetam o financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e desenvolver possíveis soluções que permitam melhorar e evoluir o modelo de prestação de cuidados de saúde. O foco é garantir o desenvolvimento e aplicação da inovação através de cuidados centrados nos doentes, com um menor custo possível e com os melhores resultados. Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da Roche e da IQVIA e arranca hoje, dia 10 de janeiro, em Lisboa.

O modelo de organização e financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde tem sido alvo de discussão nos últimos tempos. Muitos intervenientes do setor da saúde acreditam que estes devem ser reformulados. Não existindo mais fundos disponíveis, o foco deverá passar pela a otimização do modelo organizacional impulsionado pela modelo de financiamento, tornando a saúde uma prioridade. Para Alexandre Lourenço, presidente da APAH “O grau de sofisticação alcançado em muitas áreas do setor da saúde, como o medicamento ou os dispositivos médicos, não é acompanhado por um modelo de prestação de cuidados de saúde adequado às necessidades dos doentes, gerando um enorme desperdício. Para este efeito, a forma como alocamos recursos financeiros no sistema de saúde pode contribuir para desenvolver soluções inovadoras que maximizem o conhecimento de forma a melhorar os cuidados de saúde e a experiência do cidadão na sua utilização”.

O 3F conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, que se vão juntar em quatro momentos distintos, durante este ano. Nestes workshops serão criados grupos de trabalho com o objetivo de promover a discussão e debate de potenciais soluções de financiamento com vista à criação de valor para os doentes. Será implementado um projeto-piloto num hospital de forma a testar a exequibilidade da solução encontrada. As conclusões do trabalho desenvolvido, assim como a definição dos projeto-piloto, serão apresentadas antes do Verão.

10 Janeiro 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

BIAL comemora 95 anos

“O futuro sempre esteve na nossa história” é o lema das comemorações dos 95 anos da BIAL. A maior farmacêutica portuguesa nasceu no Porto, em 1924, fundada por Álvaro Portela. Hoje é dirigida pelos descendentes de Álvaro Portela, está focalizada na Investigação & Desenvolvimento (I&D) e tem dois medicamentos inovadores comercializados a nível mundial.

Ler mais 20 Maio 2019
Atualidade

TakedaPro, o portal digital para profissionais de saúde

O novo portal digital exclusivo para profissionais de saúde TakedaPro disponibiliza informação relevante e fidedigna nas áreas terapêuticas de foco para a Takeda, oferecendo também ferramentas úteis e serviços personalizados de apoio à prática clínica.

Ler mais 3 Maio 2019
Atualidade

Abril em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de abril de 2019.

Ler mais 1 Maio 2019
Atualidade