Chá quente diminui risco de glaucoma?

Imagem da notícia: Chá quente diminui risco de glaucoma?

Segundo um estudo recente, publicado no British Journal of Ophthalmology, beber pelo menos uma xícara de chá quente todos os dia reduz o risco de glaucoma em 74%. No estudo, os investigadores analisaram também o impacto do consumo de café ou descafeinado, chá descafeinado, chá gelado e refrigerantes, mas descobriram que apenas o chá estava associado a um menor risco de ter esta doença.

Os autores do estudo analisaram os dados do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição 2005-2006, nos EUA. Entre os 1678 participantes que foram submetidos a exames visuais completos, 84 adultos tiveram glaucoma. Depois de ter em conta os fatores que influenciam o risco de glaucoma, como tabagismo e diabetes, os que bebiam chá eram 74% menos propensos a sofrer com esta doença.

“No entanto, serão necessários estudos mais aprofundados para comprovar esta associação”, concluíram os autores.

9 Janeiro 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia