“Em Portugal somos muito competentes”

Imagem da notícia: “Em Portugal somos muito competentes”

João de Deus, presidente da Associação Europeia de Médicos Hospitalares e membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, foi distinguido como uma das personalidades mais influentes na área da saúde a nível mundial na categoria Associações e Federações.

OftalPro: O que representa para si ter sido considerado uma das 100 personalidades mais influentes da saúde a nível mundial?
João de Deus: Foi uma agradável surpresa. Representa a nível individual uma enorme honra, mas significa o reconhecimento do trabalho da minha equipa na Associação Europeia dos Médicos Hospitalares, a que presido há vários anos. Todo o trabalho que temos vindo a fazer desde há oito anos, a nível mundial, tem muito a ver com vários temos que temos desenvolvido e apresentado um pouco por todo o mundo. Tem a ver com os benefícios do envolvimento dos médicos na gestão hospitalar, qualidade e segurança dos doentes e criação de centros de excelência.

OF: Representa uma maior responsabilidade para si e para a sua equipa?
JdD: De facto, é uma responsabilidade acrescida e um desafio para continuarmos o trabalho e abarcamos outras áreas, entre as quais o trabalho na área da liderança clínica, tentando que os médicos que de certa forma são líderes naturais na sua profissão possam adquirir competências nestas áreas, assumindo a liderança de equipas, sabendo gerir conflitos, motivar pessoas, liderar pessoas de diferentes áreas.

OF: Ficou surpreendido por ser o primeiro português a receber um prémio desta natureza?
JdD: Sem dúvida que sim, mas também tem a ver com o facto de nós portugueses termos uma natural apetência para reunir consensos e gerir equipas. Não tem a ver com a medicina, mas não é por acaso que o engenheiro António Guterres foi eleito secretário-geral das Nações Unidas ou o ministro Mário Centeno presidente do Eurogrupo. Somos muito competentes, apesar de que por vezes somos mais reconhecidos lá fora do que em Portugal.

Saiba mais na OftalPro 40.

8 Fevereiro 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A oftalmologia é uma especialidade muito bonita e gratificante”

Quem o diz é Andreia Rosa, médica oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e na Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC). A OftalPro foi conhecer esta médica oftalmologista que vê a oftalmologia como uma especialidade “muito bonita e gratificante”.

Ler mais 8 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

HE-UFP acolhe alunas ucranianas no serviço de oftalmologia

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) está a acolher estudantes de medicina provenientes da Kharkiv National Medical University no serviço de oftalmologia. Sandra Guimarães, médica oftalmologista e coordenadora deste serviço, e as duas alunas que integram o estágio falaram com a OftalPro sobre esta iniciativa que, apesar da guerra, já estava prevista.

Ler mais 6 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

“Este livro é reflexo do respeito e gratidão pelas crianças que acompanhamos”

A parentalidade e pedagogia foram o catalisador para o nascimento de uma obra “útil”, onde se pudesse abordar o tema da utilização de óculos nas crianças e o tratamento da ambliopia. As médicas Rita Couceiro e Joana Portelinha são as autoras do livro infantil “Os Óculos Mágicos”, uma obra que contou com a ilustração de Natalina Cóias e que procura “criar uma estória com a qual as crianças se possam identificar”.

Ler mais 4 Julho 2022
AtualidadeEntrevistas