Morreu Ribeiro da Silva

Imagem da notícia: Morreu Ribeiro da Silva

Faleceu em janeiro de 2018 João Manuel Ruas Ribeiro da Silva, “uma figura de grande importância na medicina portuguesa, nomeadamente na oftalmologia”.

Fez a sua formação no Serviço de Oftalmologia no Hospital de São José, sob orientação de Sertório Sena e, posteriormente, de Assis de Brito. Estagiou, desde 1956, com Jules François, oftalmologista de renome mundial, em Gand – Bélgica, e esteve ligado a inúmeros Serviços de Oftalmologia na Suíça, em Geneve e Berne, e no Reino Unido, em Londres.

A preparação do seu Doutoramento foi feita no Centro de Estudos Egas Moniz, sob a orientação de Almeida Lima com quem colaborou. Em 1971, fez as provas de Agregação, tendo sido posteriormente nomeado para a Cátedra de Oftalmologia.

Foi diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria de 1973 a 1999, função que acumulava igualmente no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia nos biénios 1979/1980 e 1981/1982, tendo sido o representante de Portugal na Sociedade Europeia.

Saiba mais aqui.

12 Fevereiro 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2019
`

Notícias relacionadas

Falcão Reis: “Defender e valorizar a SPO e a profissão”

Fernando Falcão Reis, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João, foi eleito para presidir à direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio de 2019-2020.

Ler mais 21 Janeiro 2019
Oftalmologia

“Queremos ser parceiros dos oftalmologistas”

Com a fusão entre os grupos Palex e Taper em agosto de 2017, a Lusopalex, empresa do Grupo Palex em Portugal, assumiu uma estratégia consolidada no mercado nacional, com a incorporação de novas áreas, nomeadamente a oftalmologia. Para o diretor-geral da empresa, José Marcelino Marques, o objetivo agora é assegurar a sustentabilidade da operação.

Ler mais 18 Janeiro 2019
EntrevistasOftalmologia