Como vê um louva-a-deus?

Imagem da notícia: Como vê um louva-a-deus?

Uma equipa do Instituto de Neurociências da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, pôs óculos miniatura nos olhos de um louva-a-deus para perceber como funciona a visão destes pequeníssimos insetos. Segundo a revista Visão, as conclusões não poderiam ser mais animadoras: estes bichos têm uma forma de ver única. A maneira como veem, em stereo (as duas vistas misturam-se e criam uma única imagem) pode significar avanços significativos no mundo da robótica.

Para a experiência, puseram pequenos óculos feitos com cera de abelha, para que ficassem fixos, nos olhos dos louva-a-deus e colocaram-nos a ver uma série de imagens 3D de presas, ao mesmo tempo que, dentro dessa caixa-cinema, também estavam os padrões para estudar a visão humana. O resultado foi que enquanto a visão 3D stereo dos humanos combina os vários pontos da imagem vista por cada um dos olhos, a dos insetos apenas funciona para mover as imagens.

“Os louva-a-deus não se preocupam com os detalhes da imagem, apenas querem saber em que ponto a imagem está a mudar”, referiu Vivek Nityananda, um dos investigadores ao jornal inglês The Independent. “Eles só atacam presas em movimento, por isso a sua visão não precisa de funcionar em imagens estáticas”, explicou.

Saiba mais aqui.

13 Fevereiro 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia