Como vê um louva-a-deus?

Imagem da notícia: Como vê um louva-a-deus?

Uma equipa do Instituto de Neurociências da Universidade de Newcastle, em Inglaterra, pôs óculos miniatura nos olhos de um louva-a-deus para perceber como funciona a visão destes pequeníssimos insetos. Segundo a revista Visão, as conclusões não poderiam ser mais animadoras: estes bichos têm uma forma de ver única. A maneira como veem, em stereo (as duas vistas misturam-se e criam uma única imagem) pode significar avanços significativos no mundo da robótica.

Para a experiência, puseram pequenos óculos feitos com cera de abelha, para que ficassem fixos, nos olhos dos louva-a-deus e colocaram-nos a ver uma série de imagens 3D de presas, ao mesmo tempo que, dentro dessa caixa-cinema, também estavam os padrões para estudar a visão humana. O resultado foi que enquanto a visão 3D stereo dos humanos combina os vários pontos da imagem vista por cada um dos olhos, a dos insetos apenas funciona para mover as imagens.

“Os louva-a-deus não se preocupam com os detalhes da imagem, apenas querem saber em que ponto a imagem está a mudar”, referiu Vivek Nityananda, um dos investigadores ao jornal inglês The Independent. “Eles só atacam presas em movimento, por isso a sua visão não precisa de funcionar em imagens estáticas”, explicou.

Saiba mais aqui.

13 Fevereiro 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2019
`

Notícias relacionadas

Falcão Reis: “Defender e valorizar a SPO e a profissão”

Fernando Falcão Reis, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João, foi eleito para presidir à direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio de 2019-2020.

Ler mais 21 Janeiro 2019
Oftalmologia

“Queremos ser parceiros dos oftalmologistas”

Com a fusão entre os grupos Palex e Taper em agosto de 2017, a Lusopalex, empresa do Grupo Palex em Portugal, assumiu uma estratégia consolidada no mercado nacional, com a incorporação de novas áreas, nomeadamente a oftalmologia. Para o diretor-geral da empresa, José Marcelino Marques, o objetivo agora é assegurar a sustentabilidade da operação.

Ler mais 18 Janeiro 2019
EntrevistasOftalmologia