“O olho seco é uma das patologias mais prevalentes em oftalmologia”

Imagem da notícia: “O olho seco é uma das patologias mais prevalentes em oftalmologia”

Recentemente o médico oftalmologista José Salgado-Borges organizou uma reunião com o objetivo de apresentar o primeiro Centro Integrado de Olho Seco em Portugal. O momento serviu, ainda, para assinalar os 25 anos da sua clínica, a Clinsborges.

“Convidei cerca de 30 oftalmologistas e colegas de outras especialidades para a apresentação do Centro Integrado de Olho Seco (CIOS). A ideia é procurar resolver os problemas dos seus pacientes, quando se depararem com situações mais complicadas de secura ocular. Fazemos uma avaliação global desses pacientes e indicamos o tratamento a seguir. Posteriormente, enviamos novamente os pacientes para o respetivo colega, mas já com o diagnóstico/tratamento efetuado. Com o esforço de todos, podemos desenvolver um centro diferente, que beneficiará verdadeiramente os pacientes”, começou por nos dizer José Salgado-Borges.

Mas porque a criação de um Centro Integrado de Olho Seco?, questionámos. “Faz todo o sentido criar o CIOS, uma vez que o olho seco é uma patologia muito frequente. Entre três a quatro dos 10 doentes que nos aparecem diariamente na consulta têm queixas de secura ocular”.

Conheça a reportagem completa na OftalPro 41.

25 Maio 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2020
`

Notícias relacionadas

Oftalmologista Sofia Travassos fala sobre cansaço visual

Conversar é o melhor Remédio - Médicos na Exposição, ciclo de conversas com médicos promovido pelo Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, apresentou a 19 de outubro mais uma sessão. Ao longo de uma hora, a médica oftalmologista Sofia Travassos esteve à conversa a partir de uma pergunta que, de alguma forma, todos já fizemos: os olhos também se cansam?

Ler mais 16 Dezembro 2019
Oftalmologia

Artigo divulgado pela OftalPro sob escrutínio do Polígrafo

Artigo partilhado nas redes sociais apresenta uma nova tecnologia que, através da implantação de uma retina artificial, permite recuperar a visão em casos de degeneração macular relacionada com a idade. Vários utilizadores do Facebook não acreditam e denunciam este conteúdo como falso ou enganador. Será mesmo verdade ou ficção científica? O Polígrafo diz que é real!

Ler mais 11 Dezembro 2019
Oftalmologia