Três horas ao ar livre reduz a ocorrência de miopia

Imagem da notícia: Três horas ao ar livre reduz a ocorrência de miopia

Três horas diárias ao ar livre ajudam a reduzir a ocorrência de miopia em crianças, de acordo com especialistas do Colégio de Óticos-Optometristas da Galiza, doença que afeta 30% dos menores de 16 anos e 20% de todas as crianças.

Estes dados baseiam-se numa investigação espanhola, do ano anterior, onde foram realizadas 2.000 consultas cruzadas em quatro municípios. Do total de pacientes atendidos sem serviços de saúde visual, foi constatado que a miopia é mais frequente em crianças cujos hábitos individuais passam por uma rotina em ambientes fechados e pelo uso de dispositivos eletrónicos.

O grande número de horas dedicadas à visão de perto durante o estudo ou o lazer, usando aparelhos digitais, é um fator crucial que afeta o aparecimento e desenvolvimento da miopia, pelo que a melhoria nos serviços de atendimento e consciencialização favorece a deteção e a monitorização daqueles com miopia.

Desta forma, os óticos e optometristas deste estudo recomendam a criação de hábitos no exterior, e, se possível, que as crianças brinquem ao ar livre durante três horas por dia.

Saiba mais aqui.

20 Junho 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade