RSVI incluirá 28 mil crianças da região Norte

Imagem da notícia: RSVI incluirá 28 mil crianças da região Norte

O Rastreio da Saúde da Visão Infantil vai ser alargado a todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e unidades locais de saúde da região Norte abrangendo, anualmente, 28.000 crianças com dois anos, anunciou a Administração Regional de Saúde do Norte.

Em 2017, passou de quatro para doze ACES e seis hospitais/centros hospitalares. Durante esta fase rastrearam-se 13.564 crianças, com uma participação de 67% das crianças convidadas, sendo que destas, 12,6% foram referenciadas para consulta e acompanhamento na especialidade de oftalmologia em ambiente hospitalar.

Nas crianças observadas em oftalmologia verificou-se a necessidade de prescrição de óculos a 36,3% dessas crianças.

As principais patologias identificadas foram o astigmatismo, a hipermetropia, a miopia e o estrabismo.

Todas as crianças com 2 anos de idade inscritas nas unidades de saúde da região Norte serão convidadas a participar neste rastreio gratuito, em que, através de um exame simples e indolor será detetada a ambliopia ou o risco de a poder vir a desenvolver.

12 Setembro 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade