Hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes

Imagem da notícia: Hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes

Hoje, dia 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, condição que mata entre dez a doze portugueses a cada dia e que é responsável por cerca de três mil casos de cegueira irreversíveis.

A retinopatia diabética é uma das principais complicações da diabetes. António Melo, médico oftalmologista do Hospital da Cruz Vermelha, explica que “os níveis elevados de glicose no sangue, mesmo que não produzam sintomas ou motivem a atenção dos doentes, deixam a sua marca, através de lesões nos tecidos, entre os quais os oculares, que também são afetados”.

Cerca de 90% dos diabéticos tipo 1 e 50% dos diabéticos tipo 2 apresentam lesões na retina ao fim de 20 anos

Assintomática nas suas fases iniciais, a doença pode permanecer indetetável ao longo de muito tempo, silenciosa em relação ao risco que representa, o que significa que a regularidade das consultas com o oftalmologista podem ser determinantes para evitar a progressão da retinopatia.

Em média, entre dez a doze portugueses morrem a cada dia por diabetes

Revela o último relatório nacional da Direção-geral da Saúde. Mais de 415 milhões de pessoas vivem com diabetes no mundo, e esse número deve chegar a 642 milhões em 2040.

Em Portugal, quase um quinto dos indivíduos entre os 25 e os 74 ano, apresenta níveis de glicose no sangue que evidenciam pré-diabetes. Cerca de 70% vão eventualmente desenvolver a doença.

De acordo com os dados do Programa Nacional para a Saúde da Visão, estima-se que cerca de um milhão de portugueses sofram com diabetes. Destes, as estimativas apontam para que nem metade tenha sido alguma vez avaliada por um oftalmologista.

14 Novembro 2018
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Marca José de Mello Saúde dá lugar à marca CUF

A festejar 75 anos de vida, a José de Mello Saúde inicia um novo capítulo na sua história. A partir de agora, a empresa passa a designar-se CUF, tornando-se assim numa marca única para a atividade de prestação de cuidados de saúde.

Ler mais 13 Julho 2020
Atualidade