Cuidados a ter com a visão durante a gravidez

Imagem da notícia: Cuidados a ter com a visão durante a gravidez

Existem várias alterações oftalmológicas durante os nove meses de gestação às quais se devem ter particular atenção, adverte Inês Leal, médica oftalmologista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, ao portal Sapo Lifestyle.

Quando uma mulher engravida, aumenta a preocupação com cuidados relacionados com a alimentação, exercício físico, higiene oral e elasticidade da pele. Mas a saúde ocular não pode ser descurada, porque existe o risco de alterações do sistema visual, características do período gestacional, provocadas pelas alterações hemodinâmicas e hormonais, que podem afetar o normal funcionamento da visão.

“A mulher grávida sem doença oftalmológica não precisa à partida de nenhum cuidado particular, mas deve estar atenta aos seus olhos e perceber se desenvolve alguma alteração visual e/ou sinal de infeção e, nesses casos, deve consultar de imediato o médico”, refere a oftalmologista.

“Mulheres com antecedentes de diabetes, toxoplasmose ocular, uveíte ou alta miopia com doença da retina associada devem consultar o seu médico oftalmologista mesmo antes da gestação ou de qualquer sintoma, de forma a fazer uma avaliação e planear cuidadosamente o controlo da doença oftalmológica durante a gravidez, uma vez que são um grupo de risco”, acrescenta a médica.

Saiba mais aqui.

8 Maio 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Be My Eyes: tecnologia ao serviço da visão

Be My Eyes é uma aplicação móvel através da qual voluntários de todo o mundo ajudam pessoas invisuais a completar pequenas tarefas, por meio de uma simples vídeochamada. O objetivo deste projeto é tornar o mundo mais acessível a pessoas cegas ou com baixa visão.

Ler mais 18 Julho 2019
Oftalmologia