Fumar é tão prejudicial para os olhos como para os pulmões

Imagem da notícia: Fumar é tão prejudicial para os olhos como para os pulmões

Fumar é tão prejudicial para os olhos como para pulmões, mas poucas pessoas parecem estar conscientes deste facto. O aviso é da Associação de Optometristas do Reino Unido que concluiu que apenas uma em cada cinco pessoas reconhece que fumar pode levar à cegueira.

Estudos já demonstraram que o risco de perder a visão é duas vezes maior para pessoas que fumam do que para não fumadores.

Isto acontece devido ao fumo do tabaco, que contém químicos tóxicos que podem irritar e danificar a visão. Por exemplo, os metais pesados como o chumbo e o cobre podem acumular-se na lente e provocar cataratas.

Saiba mais aqui.

15 Julho 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

The Lancet publica artigo de portugueses sobre ptose e diplopia

A "The Lancet" publicou recentemente um caso clínico realizado por dois médicos do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) sobre uma técnica usada numa urgência por queda da pálpebra (ptose) e visão dupla (diplopia).

Ler mais 19 Novembro 2020
Oftalmologia

Eduardo Silva é candidato à presidência da SPO

O médico oftalmologista Eduardo Silva é candidato à presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). “Servir SPO” é o lema da sua campanha, que se desenvolve em torno de cinco eixos fundamentais: educação, renovação, inovação, desafios e solidariedade.

Ler mais 13 Novembro 2020
Oftalmologia