Urgência de Oftalmologia do HSM sem médicos

Imagem da notícia: Urgência de Oftalmologia do HSM sem médicos

Segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), a Oftalmologia do Hospital de Santa Maria (HSM) tem escalas de urgência sem os mínimos aconselháveis durante todo o ano.

“A urgência é assegurada habitualmente por um especialista e um interno, inclusive do primeiro ou segundo anos, que evidentemente não equivale a um especialista. Adicionalmente, no período noturno, quando funciona a urgência metropolitana que inclui toda a região sul, do Algarve quase até Coimbra, mantêm-se os mesmos dois elementos”.

“Havendo uma cirurgia, a equipa vai operar, não restando ninguém para dar apoio no gabinete, ao contrário do que acontece com as equipas do Instituto Gama Pinto que fazem urgência no HSM e no Hospital São José, que funcionam com três elementos”.

Saiba mais aqui.

7 Agosto 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Máscaras de Angelina Meireles são “solidárias”

A Mundo A Sorrir avançou com a venda de máscaras reutilizáveis feitas em capulana (tecido tradicionalmente utilizado em África), cuja receita reverte na totalidade para o projeto “Saúde A Sorrir na Guiné-Bissau”, desenvolvido desde 2005. A criadora destas máscaras é a médica oftalmologista Angelina Meireles.

Ler mais 25 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia

Textura da retina pode alertar para doença de Alzheimer

Engenheiros biomédicos da Duke University desenvolveram um novo dispositivo de imagem capaz de medir a espessura e a textura das várias camadas da retina na parte posterior do olho. O avanço pode ser usado para detetar um biomarcador da doença de Alzheimer, oferecendo potencialmente um sistema de alerta precoce para a doença.

Ler mais 20 Maio 2020
AtualidadeOftalmologia