Cannabis pode tratar glaucoma?

Imagem da notícia: Cannabis pode tratar glaucoma?

Desde 1970 foram publicados vários estudos científicos que revelam uma associação entre o consumo de cannabis e uma baixa transitória das pressões oculares.

Este efeito poderia então, hipoteticamente, ser benéfico em utentes com glaucoma, uma doença caracterizada por uma lesão no nervo ótico e que tem como potencial causa a pressão intra-ocular elevada. Esta lesão leva progressivamente a perda de visão periférica, podendo terminar em cegueira irreversível.

Fica então a pergunta: se a cannabis reduz a pressão intra-ocular e a pressão elevada é, em alguns utentes, a causa de glaucoma, pode utilizar-se cannabis medicinal como tratamento? A resposta é não, segundo o médico oftalmologista Ricardo Portugal, coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia.

Saiba porquê aqui.

26 Novembro 2019
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Projeto inovador da ULS Santa Maria destacado a nível mundial

O projeto pioneiro da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) para rastreio de glaucoma através de um programa de inteligência artificial foi eleito para abrir os trabalhos do Congresso Mundial dos Hospitais, que decorrerá em setembro, no Rio de Janeiro.

Ler mais 21 Agosto 2024
Oftalmologia

Programa Vision as Needed na Damaia

A OneSight EssilorLuxottica Foundation e a Cáritas Portuguesa dão continuidade ao Programa “Vision as Needed”, desta vez em Lisboa. Na passada sexta-feira (21 junho), pelas 10h30, na Cáritas Paroquial da Damaia decorreram ações de rastreio, seguindo-se, no dia 27, as consultas para os que evidenciarem necessidade de óculos.

Ler mais 24 Junho 2024
Oftalmologia