Cannabis pode tratar glaucoma?

Imagem da notícia: Cannabis pode tratar glaucoma?

Desde 1970 foram publicados vários estudos científicos que revelam uma associação entre o consumo de cannabis e uma baixa transitória das pressões oculares.

Este efeito poderia então, hipoteticamente, ser benéfico em utentes com glaucoma, uma doença caracterizada por uma lesão no nervo ótico e que tem como potencial causa a pressão intra-ocular elevada. Esta lesão leva progressivamente a perda de visão periférica, podendo terminar em cegueira irreversível.

Fica então a pergunta: se a cannabis reduz a pressão intra-ocular e a pressão elevada é, em alguns utentes, a causa de glaucoma, pode utilizar-se cannabis medicinal como tratamento? A resposta é não, segundo o médico oftalmologista Ricardo Portugal, coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia.

Saiba porquê aqui.

26 Novembro 2019
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia