UE cria plataforma de partilha de dados entre investigadores
A Comissão Europeia (CE) lançou uma plataforma para troca rápida de informação com investigadores da União Europeia (UE) relativa à Covid-19, na qual são abrangidos dados epidemiológicos e outros, com o intuito de encontrar uma “resposta de emergência” para a pandemia.
Criada pela CE, em parceria com o Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, a organização Elixir – que junta organizações científicas europeias – e os Estados-membros, a nova plataforma visa proporcionar “um ambiente europeu e mundial aberto, fiável e modulável, em que os investigadores poderão armazenar e partilhar conjuntos de dados”.
Nas informações partilhadas, incluem-se “sequências de ADN, estruturas de proteínas, dados da investigação pré-clínica e de ensaios clínicos e dados epidemiológicos”, revela o executivo comunitário em comunicado, citado pelo Jornal Médico.
A instituição europeia explica ainda que a plataforma – que já se encontra online – vai “permitir a rápida recolha e partilha dos dados de investigação disponíveis”, para “acelerar consideravelmente a investigação e a descoberta” e, consequentemente, “dar uma resposta eficaz à emergência do novo coronavírus”.
27 Abril 2020
Atualidade