Escola de Medicina da UMinho com novo currículo

Imagem da notícia: Escola de Medicina da UMinho com novo currículo

O MinhoMD é o novo plano de estudos da Escola de Medicina da Universidade do Minho que será implementado já no próximo ano letivo, que se inicia em outubro e irá formar os médicos de 2030. “Este plano inovador, o único em Portugal que permite um ano opcional aos alunos, está alinhado com a visão de ensino da Medicina de instituições mundiais de topo”.

Segundo a Médico News, “a prática da Medicina está a mudar rapidamente e o ensino médico tem de acompanhar essa mudança. Esta transformação curricular resulta de uma reflexão profunda realizada nos últimos três anos sobre como vão ser os médicos em 2030 e quais serão as necessidades do sistema de saúde nessa altura. Envolvemos docentes, alunos e ex-alunos, pacientes, gestores de instituições de saúde, médicos e outros profissionais de saúde com o objetivo de criar um plano para formar médicos versáteis, multidisciplinares, dotados de elevada capacidade de raciocínio, excelentes comunicadores e com grandes capacidades humanas” afirma o Prof. Doutor Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Conhecida pelo método de ensino inovador, a Escola de Medicina da Universidade do Minho criou um currículo mais diversificado e que permitirá aos seus estudantes terem mais autonomia na escolha do seu percurso.

“O MinhoMD é altamente focado no estudante e permite aos alunos explorarem e desenvolverem todos os seus interesses e potencial. Os estudantes são responsáveis pela definição do seu próprio currículo, desenhando o seu percurso através de unidades opcionais (que constituem cerca de 20% do total), incluindo a possibilidade de frequentar unidades curriculares em áreas diversas, como a economia, a gestão ou a investigação biomédica, ou de participar em iniciativas de voluntariado, ou ERASMUS+”, explica João Araújo Cerqueira, diretor do curso.

Além da flexibilidade e liberdade de cada aluno na definição do seu percurso, cada estudante terá um ano inteiro opcional, que pode ser utilizado para construir conhecimento em outras áreas, mesmo que não se relacionem com Medicina ou Saúde, e ganhar novas experiências e competências.

Saiba mais aqui.

11 Setembro 2020
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

Parabéns Carlos

Em dia aniversário, desafiámos o Carlos, account manager na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 12 Março 2024
Atualidade