Inquérito: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

Imagem da notícia: Inquérito: Opinião dos pais e dos profissionais sobre o tratamento da miopia

A prevalência da miopia está a aumentar em todas as regiões do mundo. A miopia não só tem impacto na visão, como também aumenta o risco de doenças que ameaçam a visão, tais como o descolamento da retina, cataratas e a maculopatia miópica. Em resposta a esta questão global de saúde pública, que já tem uma prevalência de aproximadamente 50% em algumas regiões, vários organismos especializados apresentaram linhas orientadoras e outros materiais para apoiar o tratamento da miopia na prática clínica. 

Dada a importância da comunicação entre os pais e os profissionais da visão, a noção da compreensão e das posições destas partes pode ser de grande ajuda. Neste questionário, dividido em duas partes, analisamos o conhecimento, a compreensão e as opiniões atuais dos prestadores de cuidados primários e os profissionais da visão sobre a miopia e o seu tratamento.

Na primeira parte deste debate sobre a posição em relação à miopia e ao seu tratamento, os autores Zoe Bull, Caroline Gaskin & Elizabeth Lumb analisam a perceção, o entendimento e as opiniões dos pais. Em suma, vimos que os pais precisam de ser esclarecidos sobre os riscos associados à miopia e que esperam que os profissionais da visão expliquem todas as opções disponíveis para o tratamento da miopia. A segunda parte da análise apresenta as conclusões de um inquérito webinar que abordou as práticas correntes do controlo da miopia e os pontos de vista dos profissionais da visão. 

Nota: As duas partes deste artigo foram primeiramente publicadas na revista Optician do Reino Unido: Bull Z, Gaskin C and Lumb E. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 1. Optician 02 Agosto 2019; 27-31 e Lumb E and Sulley A. Parent and practitioner opinions on myopia management – part 2. Optician 23 Agosto 2019; 26-28

Artigo completo na OftalPro 50. Não perca!

21 Outubro 2020
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Fundação Eugénio Leite reconhecida publicamente

Após 23 meses, a Fundação Eugénio Leite foi reconhecida como de Utilidade Pública e tal publicado em Diário da República. Trata-se do "coroar de três décadas de vida dedicadas à solidariedade social e empresarial e o início de uma nova etapa na mesma senda solidária de amor ao próximo", assume Eugénio Leite, o responsável pelo projeto.

Ler mais 25 Novembro 2020
InstitucionalOftalmologia

The Lancet publica artigo de portugueses sobre ptose e diplopia

A "The Lancet" publicou recentemente um caso clínico realizado por dois médicos do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) sobre uma técnica usada numa urgência por queda da pálpebra (ptose) e visão dupla (diplopia).

Ler mais 19 Novembro 2020
Oftalmologia

Eduardo Silva é candidato à presidência da SPO

O médico oftalmologista Eduardo Silva é candidato à presidência da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). “Servir SPO” é o lema da sua campanha, que se desenvolve em torno de cinco eixos fundamentais: educação, renovação, inovação, desafios e solidariedade.

Ler mais 13 Novembro 2020
Oftalmologia