Dor nos olhos é o sintoma ocular mais significativo em pessoas com Covid-19

Imagem da notícia: Dor nos olhos é o sintoma ocular mais significativo em pessoas com Covid-19

De acordo com uma nova pesquisa, publicada na revista BMJ Open Ophthalmology e já noticiada pela OftalPro, as dores nos olhos são o indicador visual mais significativo da Covid-19.

Contactámos José Salgado-Borges para saber a sua opinião, enquanto médico oftalmologista, sobre estes novos dados. O especialista afirmou que “nesta fase da pandemia, o uso regular da máscara facial, a presença de olho vermelho persistente, comichão, ardência, sensação de picada ou de corpo estranho e eventualmente lacrimejo, tornaram-se mais habituais na população em geral. A maioria dos utilizadores de máscaras descrevem sistematicamente uma sensação de aumento do fluxo de ar através da máscara em direção aos olhos durante a respiração. Por outro lado, no estudo VER-SE BEM promovido pelo Departamento de Saúde Visual da Essilor e no qual colaborei, ficou bem vincado que cerca de 30% dos mais de 800 inquiridos refere que a sua visão no geral piorou desde o início do período de confinamento”.

E acrescenta: “A conjuntivite pode ser a primeira manifestação da Covid-19 e, num artigo de revisão da literatura, publicado este ano nos Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología, sobre as manifestações oftalmológicas da Covid-19, os autores concluíram que a conjuntivite vírica, embora inespecífica e, associada ou não ao quadro sistémico, principalmente pulmonar, é a manifestação oftalmológica mais frequente (Pérez-Bartolomé F. e Sanchez-Quirós. J. Arch Soc Esp Oftalmol 2021: 96: 32-40). No entanto, a revelação deste estudo, desenvolvido por Shahina Pardhan no Reino Unido, mostrou um aumento significativo da dor ocular e da sensibilidade à luz como sintomas frequentes durante duas semanas após o diagnóstico de Covid-19. Este achado interessante alerta para a presença indireta de conjuntivite ou até mesmo substitui a sua importância, podendo vir a ser integrada na lista de possíveis sintomas relevantes da suspeita de Covid-19”.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro.

17 Fevereiro 2021
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia