Dor nos olhos é o sintoma ocular mais significativo em pessoas com Covid-19

Imagem da notícia: Dor nos olhos é o sintoma ocular mais significativo em pessoas com Covid-19

De acordo com uma nova pesquisa, publicada na revista BMJ Open Ophthalmology e já noticiada pela OftalPro, as dores nos olhos são o indicador visual mais significativo da Covid-19.

Contactámos José Salgado-Borges para saber a sua opinião, enquanto médico oftalmologista, sobre estes novos dados. O especialista afirmou que “nesta fase da pandemia, o uso regular da máscara facial, a presença de olho vermelho persistente, comichão, ardência, sensação de picada ou de corpo estranho e eventualmente lacrimejo, tornaram-se mais habituais na população em geral. A maioria dos utilizadores de máscaras descrevem sistematicamente uma sensação de aumento do fluxo de ar através da máscara em direção aos olhos durante a respiração. Por outro lado, no estudo VER-SE BEM promovido pelo Departamento de Saúde Visual da Essilor e no qual colaborei, ficou bem vincado que cerca de 30% dos mais de 800 inquiridos refere que a sua visão no geral piorou desde o início do período de confinamento”.

E acrescenta: “A conjuntivite pode ser a primeira manifestação da Covid-19 e, num artigo de revisão da literatura, publicado este ano nos Archivos de la Sociedad Española de Oftalmología, sobre as manifestações oftalmológicas da Covid-19, os autores concluíram que a conjuntivite vírica, embora inespecífica e, associada ou não ao quadro sistémico, principalmente pulmonar, é a manifestação oftalmológica mais frequente (Pérez-Bartolomé F. e Sanchez-Quirós. J. Arch Soc Esp Oftalmol 2021: 96: 32-40). No entanto, a revelação deste estudo, desenvolvido por Shahina Pardhan no Reino Unido, mostrou um aumento significativo da dor ocular e da sensibilidade à luz como sintomas frequentes durante duas semanas após o diagnóstico de Covid-19. Este achado interessante alerta para a presença indireta de conjuntivite ou até mesmo substitui a sua importância, podendo vir a ser integrada na lista de possíveis sintomas relevantes da suspeita de Covid-19”.

Saiba mais na próxima edição da OftalPro.

17 Fevereiro 2021
Oftalmologia

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

Oftalmologistas alertam para “Retinopatia de prematuridade”

A condição é para os especialistas “uma das principais causas de baixa visão e cegueira na infância”. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para o diagnóstico atempado e para o tratamento quando indicado, de modo a tentar evitar a evolução da doença.

Ler mais 29 Novembro 2022
Oftalmologia

Maria João Quadrado em entrevista

Maria João Quadrado é consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation” no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e falou com a OftalPro sobre o estado atual de transplantes da córnea em Portugal. De acordo com a médica oftalmologista, “Portugal acompanhou os níveis de excelência que os padrões científicos nos impõem”, no entanto, “ainda há um espaço para melhoria da rede de colheitas de córneas em Portugal”.

Ler mais 17 Novembro 2022
EntrevistasOftalmologia