Ceratocone é a principal causa de transplante da córnea em jovens

Imagem da notícia: Ceratocone é a principal causa de transplante da córnea em jovens

O ceratocone (ou queratocone) é uma patologia não inflamatória que deforma a córnea e afeta um em cada 2000 pessoas. Segundo os oftalmologistas das clínicas Miranza, esta é uma doença ocular minoritária, mas que representa a primeira causa de transplante da córnea entre os jovens.

De facto, dizem os especialistas que esta é uma doença oftalmológica rara, mas a que é mais frequentemente tratada nas clínicas Miranza, com quase 2500 doentes atendidos nos últimos cinco anos. Cerca de 75% dos doentes com esta doença são diagnosticados antes dos 25 anos e, quanto mais cedo for o início da patologia, maior é o risco de esta progredir e se tornar mais agressiva.

Assim, estes casos evolutivos e graves são aqueles que podem requerer cirurgia de transplante, quando o aumento da curvatura da córnea é tal que provoca uma perda de visão que não pode ser corrigida com óculos ou lentes de contacto. No entanto, os especialistas da clínica Miranza advertem que muitos casos de transplante da córnea poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce da doença, chave para aplicar tratamentos menos invasivos, tais como o “crosslinking”, que efetivamente para o ceratocone antes que este atinja fases mais avançadas.

Para saber mais consulte aqui.

16 Março 2021
Oftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas