Pentacam: uma observação 3D a 360º

Imagem da notícia: Pentacam: uma observação 3D a 360º

O exame Pentacam é “praticamente uma foto em 3D do olho, que fornece imagens em alta qualidade de estruturas importantes do olho, como córnea, a íris, os corpos ciliares e o cristalino, que vão auxiliar no diagnóstico de doenças oculares”.

A Clínica Oftalmológica Dr. Rui Avelino Resende descreve num artigo o exame Pentacam AXL, atualmente o “melhor tomógrafo do mercado”.

Este dispositivo tem incorporado uma “câmara de Scheimpflug rotativa que em menos de dois segundos executa 100 varrimentos (scans), obtendo imagens desde a superfície anterior da córnea até à superfície posterior do cristalino”.

A tecnologia em causa constitui uma tomografia do segmento anterior, obtendo um “mapa topográfico real de elevação da superfície anterior e posterior da córnea, aberrometria corneana, mapa da espessura real da córnea (paquimetria) em toda a sua extensão”, com apresentação da imagem de “toda a câmara anterior permitindo obter várias medições (medida do ângulo, profundidade e volume)”.

A Cínica Oftalmológica assegura que a “mais recente atualização deste aparelho”, permite “avaliar a densitometria e grau de opalescência do cristalino, posicionamento de lentes intraoculares e determinação do comprimento axial do olho e o cálculo da potência das lentes intra-oculares (LIO) na presbiopia ou cirurgia da catarata”.

Pode ler o artigo completo no blog da Clínica oftalmológica.

20 Maio 2021
AtualidadeCuriosidadeOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia