UOC: Andreia Rosa mostra resultados da utilização do Cross-linking Corneano

Imagem da notícia: UOC: Andreia Rosa mostra resultados da utilização do Cross-linking Corneano

Foram apresentados no 36.º Congresso da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ocular Implanto-Refrativa (SECOIR) os resultados que a Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) tem alcançado com a utilização do cross-linking corneano com luz topoguiada no tratamento do queratocone.

A apresentação dos dados esteve a cargo de Andreia Rosa, oftalmologista na Unidade de Oftalmologia de Coimbra, técnica que, em Portugal, apenas é realizada na Unidade de Coimbra.

Os dados apresentados foram também partilhados pela restante equipa, constituída por João Gil, Maria João Quadrado e o por Joaquim Murta, todos profissionais da UOC.

O queratocone é uma “doença da córnea, a parte transparente dos olhos, em que esta vai ficando mais fina e mais deformada, podendo assumir em fases tardias a forma de um cone, o que dá o nome à doença”.

Ao contrário de outras doenças, o queratocone “afeta sobretudo os jovens, causando aumento da miopia, do astigmatismo e diminuição da visão, mesmo com óculos”. Esta condição visual é a primeira causa de transplante de córnea em pacientes jovens.

O cross-linking é uma “cirurgia em que se aplica um produto na córnea, a riboflavina, e se emite luz ultravioleta sobre esta, com o objetivo de formar pontes entre as moléculas de colagénio da córnea, tornando-a assim mais resistente e parando a progressão da doença”.

A UOC “dispõe do único equipamento no país que permite o cross-linking com emissão topoguiada de luz ultravioleta para tratamento do queratocone”.

Esta tecnologia “personaliza a emissão da luz ultravioleta, a sua intensidade e padrão, incindindo assim doses de energia mais altas onde a córnea está mais deformada e poupando as áreas relativamente normais desta”. Desta forma, alcança-se o “duplo objetivo de estabilizar a doença e regularizar a córnea numa só cirurgia”.

2 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade