UOC: Andreia Rosa mostra resultados da utilização do Cross-linking Corneano

Imagem da notícia: UOC: Andreia Rosa mostra resultados da utilização do Cross-linking Corneano

Foram apresentados no 36.º Congresso da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ocular Implanto-Refrativa (SECOIR) os resultados que a Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) tem alcançado com a utilização do cross-linking corneano com luz topoguiada no tratamento do queratocone.

A apresentação dos dados esteve a cargo de Andreia Rosa, oftalmologista na Unidade de Oftalmologia de Coimbra, técnica que, em Portugal, apenas é realizada na Unidade de Coimbra.

Os dados apresentados foram também partilhados pela restante equipa, constituída por João Gil, Maria João Quadrado e o por Joaquim Murta, todos profissionais da UOC.

O queratocone é uma “doença da córnea, a parte transparente dos olhos, em que esta vai ficando mais fina e mais deformada, podendo assumir em fases tardias a forma de um cone, o que dá o nome à doença”.

Ao contrário de outras doenças, o queratocone “afeta sobretudo os jovens, causando aumento da miopia, do astigmatismo e diminuição da visão, mesmo com óculos”. Esta condição visual é a primeira causa de transplante de córnea em pacientes jovens.

O cross-linking é uma “cirurgia em que se aplica um produto na córnea, a riboflavina, e se emite luz ultravioleta sobre esta, com o objetivo de formar pontes entre as moléculas de colagénio da córnea, tornando-a assim mais resistente e parando a progressão da doença”.

A UOC “dispõe do único equipamento no país que permite o cross-linking com emissão topoguiada de luz ultravioleta para tratamento do queratocone”.

Esta tecnologia “personaliza a emissão da luz ultravioleta, a sua intensidade e padrão, incindindo assim doses de energia mais altas onde a córnea está mais deformada e poupando as áreas relativamente normais desta”. Desta forma, alcança-se o “duplo objetivo de estabilizar a doença e regularizar a córnea numa só cirurgia”.

2 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas