CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

Imagem da notícia: CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

O CIRP 2021 – Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, decorreu no passado fim de semana (12 e 13 junho), em Albufeira.

Deste encontro, que aconteceu em regime presencial e online, destaque para o primeiro fórum de discussão do processo de revisão dos Estatutos da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), com o “compromisso de nos pontos” onde foram gerados “consensos”, serem “apresentadas propostas de redação dos artigos em causa”.

A SPO, através da sua página da rede social Facebook, revela que nos restantes artigos, em que não foi possível o consenso, “chegou-se à conclusão que careciam de mais clarificações ou de melhor ponderação na forma de redação”, documentos que vão ser preparados para o envio aos associados antes do próximo encontro, que terá lugar já no início de julho, no âmbito da SPO Verão.

Do evento, sairam ainda duas distinções: o Prémio CIRP 2021 atribuído a Ana Marta, do Centro Hospitalar do Porto (CHUPorto), para o Melhor Caso Clínico Catarata/Refrativa, denominado “Traumatic Corneal Flap Displacement 20 Years after LASIK”.

Na sua página do Facebook, a CHUPorto celebra a “muita atividade nos avanços da ciência na catarata, córnea, miopia, Hipermetropia e a festejar prémio na CIRP 2021”. A publicação destaca ainda o valor e o caráter do “regresso às reuniões presenciais, com muita organização, de novo em debates ao vivo”.

Foi ainda anunciado o Prémio da categoria Córnea (único entregue presencialmente e no momento ao vencedor) dirigido a Pedro Prata Gomes, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, trabalho intitulado “Queratite infeciosa de difícil resolução”. (*)

O evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), teve a coordenação de Andreia Martins Rosa, do Grupo de Cirurgia Implanto-Refrativa de Portugal e Esmeralda Costa, do Grupo Português de Superfície Ocular, Córnea e Contactologia.

Durante três dias, profissionais de várias Especialidades de Oftalmologia tiveram oportunidade de participar em simpósios, conferências, casos clínicos e debates, assim como, à atribuição de prémios.

(*) Artigo atualizado com informação providenciada por Raquel Esteves Marques (OM 60089).

15 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

A Importância da Miopia

Artigo técnico de Annegret Dahlmann-Noor, do Instituto Nacional de Investigação Médica Centro de Investigação Biomédica de Moorfields, Londres, Inglaterra.

Ler mais 19 Maio 2022
Oftalmologia

Optometron no 64º. Congresso da SPO

Com a incerteza provocada pela pandemia como pano de fundo, Leandro Pereira prefere não fazer projeções para 2022, acredita, contudo, que “2022 será um ano bom.

Ler mais 18 Maio 2022
Eventos e FormaçãoOftalmologia